Hoje vamos começar a falar da cidade de Desterro de entre rios de Minas/MG. Uma cidade muito pacata, tranquila para passa uns dias. Com bases no Google mapas, a cidade fica à 153 km da Capital Belo Horizonte.
Viajando a mais ou menos 100 km/h da aproximadamente 2:10hs. Até a data desta publicação faltam poucos quilometros de pavimentação asfáltica para chegar até a cidade já dentro do município. De carro para desterro, um bom caminho para quem vem da capital de carro é a BR-381 e 155 km.
Na cidade, você encontra refeições com um bom preço, a partir de R$ 8.00. Pousadas para se hospedar a partir de R$ 20.00. Há posto de combustível em torno da cidade. A gasolina é cara em vista de outros lugares. Tem vários barzinhos para que quer curtir a noite.
Bom, vamos ao que nós interessam: Desterro tem algumas cachoeira que são fantásticas, isso em torno da cidade. Posso destacar 2 (duas) cachoeira que ficam dentro do município que são ótimas e bem visitadas. Cachoeira do Zico e Cachoeira da Dalva.
Bom, a cachoeira do Zico e da Dalva, ficam mais ou menos uns 10 km da cidade de Desterro. A cachoeira do zico e a mais visitada pois lá tem como você escorregar e cair dentro do poço d'agua.
Você pode ficar despreocupado com suas crianças escorregando pois é bem seguro a brincadeira. O cuidado que devemos ter com cachoeira e com o lodo, brincadeira de saltar e correnteza. Varias pessoas já morreram em varias cachoeiras espalhadas pelo brasil devido a esses fatores.
Acima da queda D'agua tem um poço que e um pouco fundo, mais ou menos uns 3 metro de profundidade. Para que sabe nada, vale a pena!
O dono da cachoeira o SR. Zico, não cobra para entrar. Sua exigência e que os carro não entre próximo a cachoeira. Assim, ficando do lado de fora da porteira. Lá não pode levar garrafa de vidro. O lixo deve ser recolhido por quem trouxe. A verdade é que o Senhor Zico é uma pessoa sensacional, mas, não ganha nada com a cachoeira e então devemos ajuda-ló na preservação.
Quem quiser, lá tem um buteco próximo "Buteco do Sapo", onde você poderá comprar muitas coisas. Lembrando: Não deixe o lixo na cachoeira e nem próximo ao vilarejo.
A cachoeira da Dalva também como já dito, fica localizada nos Mirandas. Próximo a cachoeira, tem uma casa que os Donos do terreno alugam. Praticamente, a cachoeira está um 100 metros da casa. O bom da cachoeira da Dalva é poder se refrescar nas suas quedas, admirar a beleza dessa cachoeira.Cachoeira da Dalva
Os donos também não cobram nada para curtir a cachoeira. Exigência é a mesma: Não deixar lixo lá.
Abaixo dessa cachoeira uns 500 metros passa um rio que nasce na região (Rio Pará). É um rio da água cor de barro, muito gostoso para se banhar, já que não é fundo e suas águas são mornas.
Dentro do vilarejo dos Mirandas o povo mineiro de raiz, são hospitaleiros e não existe diferença entre pessoas para eles. Parou para pedir informações é perigoso você ser convidado para almoçar na casa do informante. Fazem muita questão. Lá tem muitos atrativos!
Para chegar nos Mirandas em Desterro de entre rios:
Desejo uma boa Viagem e um ótimo Lazer!
Abaixo algumas fotos do lugar:
Aproveitando para fazer uma reclamação para a prefeitura de Desterro de Entre Rios.
Uma das atrações onde gera turismo para a cidade está desprezada!Nos Mirandas, até a data desta publicação e segundo relatos dos moradores, não estão sendo feita a coleta dos lixo. Fazendas, sítios próximos estão sendo prejudicados.
A prefeitura só recolhia o lixo quando tinha um aterro sanitário próximo ao vilarejo. O mesmo foi desativado e os moradores dos Mirandas não aceitam que o lixo da cidade e até mesmo do vilarejo sejam jogados aqui.
Outra coisa, a ponte entre o terreno do Isaías (Tim) e Fred está quase caindo e nada foi feito pela prefeitura a não ser pelos morados que fizeram um improviso.
O mais engraçado é que a uma grande quantidade de moradores dos Mirandas até mesmo os que não moram, votam em desterro. Na época da eleição o que dar de politico na cachoeira, bebendo cachaça, dando troféu para campeonato, falando Bla,Bla,Bla, não e brincadeira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário